quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Dicionário da Gabi

E dia a dia o vocabulário da Gabizinha vai crescendo. Pronunciar certo é outra história! =) A medida que forem surgindo, vou atualizando o post.


Antibióculus: (s. m.) substância que tem capacidade de interagir com micro-organismos unicelulares ou pluricelulares que causam infecções no organismo. Vulgo Antibiótico.
Arrotar: (vb.) Ato ou efeito de indicar algo ou alguém ao exercício de cargo ou função. Vulgo Voto.
Cambriar: (vb) Procedimento de regulagem da pressão interna dos pneus do carro. Vulgo Calibrar.
Carapota: (s. f.) Enfermidade viral que acomete crianças com erupção de pequenas pústolas avermelhadas pela pele. Vulgo catapora.
Correlinha: Objeto utilizado para passear com cães junto ao dono. Vulgo coleira.
Bogui: espaço virtual onde se publicam coisas relacionadas ao dia-a-dia dela. Vulgo blog.
Macujá: fruta azeda produzida pelas plantas do género Passiflora. Vulgo maracujá.
Pendaiven: dispositivo de armazenamento de dados digitais. Vulgo pendrive.
Pima: filha do irmão da mãe dela. Vulgo prima.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Coisa de Criança!

Ontem de manhã (segunda) pela primeira vez a Gabi pediu uma coisa que até então nem se cogitava! A Maria Fernanda, vizinha aqui do prédio, estava brincando lá fora no "quintal" com o irmão. Vendo os dois correrem pra lá e pra cá, sem pensar duas vezes, Gabi correu pra mãe e disse:
_Mãe, posso ir lá fora brincar com a Maria Fernanda?
Dorinha sim, pensou duas vezes, afinal, Gabi tinha medo desta menina de 9 anos, mas concordou desde que alguns limites fossem respeitados.
E lá foi Gabi feliz e saltitante. Brincou, brincou, brincou e tempos mais tarde, Gabi chama na janela aos berros:
_Ô mãe!... Mãe!...
_Que foi, Gabi? - diz a mãe saindo na janela.
_Pode levá a Fer (note a intimidade) aí em casa? Pode?
_Mas o que a Fer vai vir fazer aqui em casa? - alguma coisa de criança, pensou ela.
_É que eu quero mostá o meu SITE (blog) ca ela!
<=O
A visita foi aprovada e se tornou um tour pela casa.
Me corrijam se eu estiver errado. Se não me falha a memória (não sou tão velho assim) há pouco tempo atrás as crianças chamavam as outras pra dentro de casa pra mostrar o quarto e os brinquedos, não é?
Velhos tempos! Eis a Geração Z que se manifesta!
9=/

sábado, 21 de agosto de 2010

Atitude Consciente

Essa semana estava eu a lavar a louça da cozinha (uma raridade) quando a Gabi disse que queria me ajudar.
Pegou o banquinho dela, arrastou até a beirada da pia e subiu para "me ajudar".
Abri a torneira e molhei, como de hábito, um prato para então passar a esponja com sabão. Mas eis que instantes antes de começar a Gabi me chama atenção:
_Fecha a torneira, pai! Vai ac#!&$!*(!$&@eta! - disse ela.
_O que você disse, Gabi? Eu não entendi!
_Fecha a torneira, pai. Senão vai acabar o planeta!
<=O
É! Ela pode até não ter consciência do real problema que essa frase representa, mas sem dúvida ela faz parte de uma geração que terá que agir pra contê-lo!

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Dia dos Pais 2010

Olha o presentão que a Gabi deu pro pai dela (eu) no dia dos pais!
Uma bela caixa pra guardar documentos personalizada por ela mesma... rs


É! São os frutos que brotam dessa belezinha de árvore chamada Gabriella Amarilis! São momentos especiais que não podem ser esquecidos, não é?
É isso!!

sábado, 7 de agosto de 2010

Flor com aroma de fruta?

Voltando do Centro para casa, eu e Gabi passamos por uma casa ladeando o muro que continha um canteiro de flores amarelas (não faço idéia o nome) em toda sua extensão. A Gabi então resolveu colher algumas para levar pra casa. Foi quando tive o impulso de cheirar a flor, querendo experimentar o seu aroma.

Hummm!!... Que delícia de cheiro! Doce, leve e... familiar. Foi então que comentei:
_Nossa, Tem cheiro de fruta! Mas que fruto? - arrisquei - Manga?
Não, não era manga. Então disse pra Gabi cheirar também, enquanto tentava decifrar o aroma.
_Tem cheiro de mamão, pai! - disse ela toda espontânea.
Caramba! E não é que era cheiro de mamão mesmo? Danadinha!
Bom, se você encontrar uma dessas por aí, já sabe! Trata-se de uma "Gamamão" ou se preferir, uma "Magabi"!

Onde está Gandhi?


Ha! e eu que pensei que só teria notícias das peripécias de Gabi e Gandhi em alguns dias! Na verdade levou apenas alguns minutos. Aliás, percebi que o nome dos dois começa com "Ga". Acho que daqui pra frente vou me referir aos dois como a Dupla GaGan! rs



Bem, ao terminar de fazer o outro post, fui ver o que a Gabi estava aprontando. Encontrei ela sozinha (estranho!) e perguntei onde estava o cão. Resposta:
_Eu guardei ele!
_Onde? - perguntei eu.
_Aqui, ó! - correndo pro armário dela.
Abriu a porta e... descubram onde ele está!

Agora, Gandhi faz parte da família!

É! Quem nos dera fosse o próprio! Mas talvez ficaríamos irritados com tanto amor, compreensão e equilíbrio. Ao invés disso, o Gandhi da Gabi não passa de um cachorro (sem trocadilhos) que ganhou esse nome por ser enooooooorrrme! Veja as fotos! Eu acrescentei o "H" pra dar mais estilo... rs


Presente da avó Zulmira, o pequeno cão que chegou no domingo (dia 1) parecia uma mosca morta. Só sabia dormir... Mas devia ser por estar se sentindo deslocado. Atualmente já se sentindo descolado, roendo tudo o que vê pela frente e fazendo suas "coisas" por todos os cantos da casa. Eu não vou limpar! - espero - E a Gabi não dá sossego pra ele.
Bom, veremos o que os dias trarão de novidades sobre a dupla!